NovidadeO que fazer quando a chave fica presa
A chave apresenta-se deformada
Se a chave for usada como ferramenta improvisada ou transportada no bolso, poderá entortar-se. E, quando isso sucede, tanto a ignição como a própria fechadura podem recusar-se a cooperar.
O que deve fazer:
Caso detecte uma deformação na chave, deverá evitar utilizá-la. Uma chave suplente será a solução mais prudente. Em último caso, deverá contactar um profissional para a remoção da chave presa.
A fechadura está congelada
Em temperaturas muito baixas, poderá ocorrer a congelação da fechadura, especialmente se houver humidade acumulada no seu interior.
O que deve fazer:
Aqueça a chave com um isqueiro (com cuidado) e insira-a na fechadura. Repita, se necessário. Um descongelante próprio poderá também ser utilizado. Para evitar reincidências, recomenda-se manter o sistema de ventilação do veículo em boas condições.
A bateria encontra-se descarregada
Alguns modelos bloqueiam a ignição se a bateria estiver sem carga, impedindo a remoção da chave.
O que deve fazer:
Ligue os faróis. Se não funcionarem, meça a voltagem com um voltímetro. Caso se encontre abaixo de 11,7 V, a bateria estará descarregada. Poderá tentar um arranque assistido ou proceder à substituição da bateria.
A chave está gasta
O desgaste natural (ou má qualidade dos materiais) pode afectar os dentes da chave, levando ao mau funcionamento da ignição.
O que deve fazer:
Compare a chave usada com a suplente. Se houver desgaste visível, substitua-a. Caso a chave esteja presa, tente movê-la suavemente para os lados e para dentro e fora até encontrar o movimento certo.
O cilindro do interruptor está danificado
O peso excessivo de porta-chaves e outros acessórios pode acelerar o desgaste do mecanismo de ignição.
O que deve fazer:
Se a chave suplente apresentar o mesmo problema, será sinal de que o defeito reside no cilindro. Um técnico deverá substituir a peça danificada.
Sujidade acumulada no cilindro
Lubrificantes impróprios e uso indevido da chave podem levar ao entupimento e bloqueio do cilindro.
O que deve fazer:
Aplique WD-40 no orifício da fechadura e, se possível, utilize ar comprimido para remover resíduos. Limpe também a chave antes de a voltar a introduzir.
Posição incorrecta da alavanca de velocidades
Nos veículos automáticos, a chave só poderá ser retirada quando a alavanca estiver em "P" (Park). Nos manuais, deverá estar em ponto-morto.
O que deve fazer:
Verifique se a alavanca se encontra na posição adequada. Pressione o pedal de travão ou embraiagem, conforme o tipo de transmissão, e tente retirar a chave novamente.
A chave não foi rodada para a posição correcta
Por distracção, poderá não ter rodado a chave até à posição de "bloqueio".
O que deve fazer:
Observe cuidadosamente as marcações do interruptor e assegure-se de que a chave se encontra na posição "0" ou "bloqueio" antes de tentar extraí-la.
A chave partiu-se no interior
Se se aplicou demasiada força, poderá ter-se partido uma parte da chave no interior do mecanismo.
O que deve fazer:
Não tente retirá-la com objectos improvisados. Utilize um extractor de chaves ou solicite assistência técnica imediata.
A chave de ignição, apesar da sua aparência simples, é um componente essencial para o funcionamento de qualquer viatura. Ao menor sinal de mau funcionamento, a prudência e o cuidado devem prevalecer. Através das soluções apresentadas, evitar-se-ão maiores danos e possíveis dores de cabeça no meio da estrada.
Seja qual for o caso, a chave nunca deve ser forçada. O bom senso e uma acção rápida poderão ser a diferença entre um pequeno incómodo e um grande transtorno.
REFERÊNCIA:
- Carro Blog Br
- Autodoc club
- FVA
- Razao Automóvel
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